Reuni aqui frases rápidas sobre este assunto que geralmente ouço de quem deseja seguir a carreira de programador e até de alguns programadores.

Pra programar preciso ter faculdade na área.

Mito, muitos ótimos programadores estão no mercado e não possuem faculdade na área. Em alguns casos como concursos públicos ou trabalhar no exterior realmente você vai precisar de uma certificação, mas em termos de mercado, as empresas querem mesmo é saber o que você sabe fazer e consegue resolver os problemas. Por isso, cuide muito bem do seu portifólio.

Preciso dominar toda a teoria antes de programar.

Mito, você não aprende nem memoriza toda a gramática antes de falar, em muitos casos as linguagens possuem manuais e documentações para serem consultados, e sem falar que a principal forma de aprender a programar é praticando.

Não é possível trabalhar na área sem experiência.

Verdade, em termos, realmente é muito complicado conseguir se destacar no mercado sem experiência, porém uma coisa que muitos não compreendem é que você não precisa de ninguém para ganhar essa experiência. Você pode desenvolver projetos próprios outros open source ou ainda projetos voluntariados.

Sou muito novo ou muito velho para entrar na área.

Mito, comecei a programar com 8 anos de idade, quando meu pai me deu um computador, junto com ele veio um manual que nada mais era que um manual de linguagem basic, pois o computador não possuía sequer sistema operacional, porém, conheço programadores que começaram com mais de trinta anos. Não existem limites quanto a idade, novamente o importante é que você saiba como resolver os problemas.

Leva muito tempo para aprender uma linguagem nova.

Mito, em programação o aprendizado é contínuo, assim a evolução da tecnologia também é. Por isso você precisa estudar todos os dias e sempre vai descobrir novas coisas. Por isso descobrir e apreender uma nova tecnologia é normal do dia a dia do programador. (Tá bom…. isso talvez não se aplique a java rsss).

Os requisitos das vagas são impossíveis de atender.

Verdade, mais ou menos, como dito muito bem no canal vida de programador sobre a síndrome do impostor em muitos casos as vagas são descritas por pessoas que não conhecem muito bem a área ou até mesmo a própria empresa não sabe muito bem o que precisa. Por isso você deve se arriscar, nada substitui uma boa conversa.

Programadores ganham pouco.

Mito, assim como em qualquer profissão, existem empresas que pagam mais e pagam menos, mercados com altas demandas e baixas demandas, mas este é um mercado que nunca vivencia diretamente uma crise, afinal nosso foco é solucionar problemas.

Resumindo

Faça a sua escolha e não deixe os mitos atrapalharem a sua evolução.

Copyright 2019 - 2020 Claudio Mendes
%d blogueiros gostam disto: