A black friday é daqui a algumas semanas, mas você ainda não começou a planejar a sua estratégia de marketing, não se preocupe, ainda dá tempo!

Se seu objetivo é atrair mais visitantes para a sua loja (física ou on-line) ou aumentar as vendas, campanhas promocionais on-line oferecem uma forma econômica para engajamento com os compradores.

O marketing da black friday exige mais do que apenas alguns e-mails de última hora, se você quiser ver realmente os benefícios você precisa:

Muitos empresários acreditam erroneamente que o marketing digital e a experiência do comprador na loja são completamente separados um do outro.

Embora seja verdade que ferramentas de marketing digital, como anúncios, mídia social e e-mail, facilitam o acesso às lojas online e direcionam o tráfego diretamente para as lojas, você também pode usá-las para aprimorar sua experiência na loja e vice-versa!

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Já se ajeitou? Então vamos lá.

Promoções

Considere oferecer promoções especiais de marketing na Black Friday na loja para seus assinantes digitais. Isso lhes dá mais motivos para se envolver, porque é mais exclusivo para eles e é uma ótima maneira de aumentar as visitas às lojas!

As promoções podem assumir a forma de cupons, embrulho de presente gratuito, ofertas de bônus, entrega com desconto ou qualquer outra coisa que você possa pensar para estimular os compradores e gerar interesse.

Crie um acordo ou desconto extremamente exclusivo que realmente prenda a atenção das pessoas. A razão pela qual as maiores lojas de varejo dos Estados Unidos se saem tão bem na Black Friday é porque elas vêm com um acordo que chama a atenção, como “TV de 60 polegadas à venda por APENAS US $ 99,99 na Black Friday”, e então você lê as letras miúdas e diz que os 5 primeiros clientes só recebem esse acordo. No entanto, o que isso fez agora é que chamou a atenção de todos e as pessoas vão a essas lojas para fazer compras.

Verifique se seus e-mails especificam quando as promoções serão exibidas para se comunicar claramente com os compradores ser específico sobre incentivar os compradores a visitar em um determinado dia, fim de semana ou semana cria o tipo de engajamento que aumentará o tráfego de pessoas.

Inclua botões “Call to Action”

Se o seu site possui uma grande quantidade de produtos, considere incluir algumas seções ao longo das seções com botões que levem diretamente para a promoção, tornando a experiência mais prática para o usuário principalmente em dispositivos móveis. (frendly mobile).

Eventos na loja

Destaque eventos na loja através de seus e-mails, anunciando os próximos acontecimentos e lembrando os assinantes quando os eventos estão se aproximando.

Você também pode incluir botões de perfil de mídia social para oferecer uma maneira fácil de seguir sua marca nas mídias sociais para obter as informações mais atualizadas sobre esses eventos.

Isso também permite promover a conscientização de seu evento na comunidade, oferecendo aos compradores uma maneira simples de compartilhar o evento com amigos e familiares.

Chegada de novos produtos

Forneça aos assinantes digitais as informações mais atualizadas sobre quais produtos você possui em estoque ou os recursos e atualizações mais recentes de seu produto.

Isso é especialmente importante para os produtos mais quentes da estação. Ele permite que você crie burburinhos de marca e incentive mais visitas.

Se o estoque de um item popular acabar, você também poderá postar a informação sobre novas remessas que estão chegando para reabastecer o estoque. Essa é uma ótima maneira de incentivar os clientes a voltarem para um produto se realmente souberem o que querem.

É o famoso avise-me quando este produto estiver disponível.

Criando uma lista para e-mail marketing

Crie um sorteio

Os sorteios gratuitos são uma maneira fácil de coletar muitos endereços de e-mail que você pode usar para comercializar durante os feriados após a black friday e durante o ano seguinte.

Mas lembre-se de divulgar que a inscrição no sorteio também. Caso contrário, você poderá acabar com alguns destinatários mal-humorados e cancelar a inscrição após os feriados.

Pergunte no Checkout

É muito mais provável que os clientes existentes se inscrevam em e-mails do que os compradores das vitrines, o que significa que solicitar um endereço de e-mail na finalização da compra pode ser uma maneira lucrativa de criar sua lista de e-mails.

Fale dos benefícios de se inscrever sem ser agressivo para dar aos compradores um motivo para fornecer suas informações pessoais. Você pode até dar a eles um cupom para a próxima visita, se eles se inscreverem.

Estratégia digital de marketing

O marketing da Black Friday não difere muito das práticas recomendadas durante todo o ano, exceto que concentra mais esforço em um período menor.

Portanto, se você já está dominando o jogo, continue fazendo o que está fazendo. Caso contrário, reserve um tempo para encontrar maneiras inteligentes de segmentar os assinantes com mais eficiência e criar os tipos de comunicação que os levarão a fazer uma compra.

Pense em sua campanha de marketing de forma mais estratégica e trabalhe em todos os canais possíveis para transmitir sua mensagem ao público certo em tempo hábil.

Crie um senso de urgência

A urgência é uma ferramenta de marketing muito poderosa. Isto é especialmente verdade quando se fala de promoções. De fato, criar um senso de urgência pode aumentar as vendas em mais de 300%!

Mas, como exatamente você pode conseguir isso?

Linguagem atraente

Utilize uma linguagem de curto prazo nos botões de call to action é uma maneira inteligente de criar urgência para aumentar as vendas. Espelhe esse tom baseado em ação para criar uma experiência perfeita.

Contagens regressivas

Incluir temporizadores de contagem regressiva para informar os usuários de quanto tempo resta até o final das vendas e a chegada de datas importantes é uma maneira sofisticada de criar urgência.

A contagem regressiva pode marcar as horas e os minutos restantes nas vendas instantâneas e exibir o tempo restante até os feriados importantes como o Natal. O efeito psicológico de ver um relógio de contagem regressiva é um incentivo muito poderoso para os compradores agirem e fazerem uma compra.

Medo de perder

Medo de perder é uma tática de marketing poderosa que você pode reiterar através do uso da linguagem.

A inclusão de frases como “maior venda do ano” ou “melhores preços da temporada” e “oportunidade única” incentiva os destinatários a comprar antes que seja tarde demais.

Re-engajamento de compradores que abandonam carrinhos

Os carrinhos de compras abandonados são uma realidade infeliz e inevitável no mundo do comércio eletrônico.

Isso não significa que eles devam ser perdidas oportunidades! Os e-mails são uma ótima ferramenta que você pode usar para reativar os consumidores depois que eles abandonarem os carrinhos de compras.

Oferecer descontos e outras promoções é uma maneira infalível de trazer de volta os compradores, especialmente durante as estas datas, quando os compradores tendem a procurar mais antes de acionar as compras.

Mas não se esqueça que a Black Friday implica uma janela de oportunidade muito mais restrita que os períodos típicos de compras.

Aumentar o valor médio do pedido

É ótimo ter pessoas fazendo compras na sua loja online, mas você sabe o que é ainda melhor?

Essas pessoas comprarem mais coisas no momento da compra. Existem algumas maneiras de fazer isso:

Frete grátis

Fornecer um limite de frete grátis é a maneira mais comum de aumentar o valor médio do pedido. Apenas certifique-se de definir o limite acima do preço médio do produto para que os compradores precisem comprar outro produto para atingí-lo, em vez de apenas optar por um pequeno complemento para atender ao mínimo necessário.

Porcentagem de desconto

Dar uma porcentagem de pedidos acima de um determinado valor é outra maneira de aumentar o ticket médio de compras. Você pode definir um limite para receber o desconto ou criar níveis de economia (por exemplo, 10% de desconto em pedidos acima de R$ 100, 15% de desconto em pedidos acima de R$ 150 e 20% de desconto em pedidos acima de R$ 200).

Os clientes que estão em dúvida sobre gastar mais serão levados a fazê-lo pela perspectiva de obter um desconto maior nesses produtos.

Conclusão

Aí estão algumas dicas para você aproveitar o máximo da black friday. Agora vá lá e comece sua campanha de marketing.

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