Estamos na metade do mês e decidi escrever sobre aquele que é tido como o mês do desgosto, será somente uma rima ou temos algum fundamento histórico para tal?

Depois de tanto ouvir as pessoas falando “ah chegou agosto, o mês do desgosto”, ou “agora passamos por um portal onde o mês dura 27 anos” resolvi pesquisar um pouco sobre a origem desses ditos populares, claro que este não é o foco principal do blog mas comportamento humano é muito importante de ser estudado e compreendido especialmente se você pretende compreender como o seu público-alvo vivencia seus hábitos.

Origens

Falando sobre a origem deste mês, Agosto vêm do Imperador Augustus César (63 A.C. – 14 D.C.) que decidiu criar um mês em sua homenagem, daí criou-se o mês Augustus (Agosto) que na sua origem era o sexto mês, também conhecido como sextius ou sextílos por este imperador ter certa rivalidade com Júlio César o qual já possuía o seu mês também Julius (Julho), esta rivalidade também se traduzira na quantidade de dias, logicamente que Augustus não iria permitir um mês com menos dias que Julho, por isso temos Julho e Agosto com 31 dias cada e juntos no meio do ano.

Aqui já temos um pista de o porquê as pessoas dizem que o mês de agosto nunca acaba, por ser precedido de um mês cuja a duração é a mesma e as mais longas.

E o desgosto?

Bem, este provavelmente surgira em Portugal, pois neste mês as naus e caravelas partiam para as expedições ultra-marinas, principalmente para viagens rumo ao novo continente, como naquela época este tipo de viagem era muito arriscado, causando muitas baixas, este mês passou a ser sinônimo de um período de despedidas e incertezas, daí o desgosto.

Mas realmente temos fatos históricos em agosto?

Bem, podemos fazer uma pequena lista:

16 de agosto de 1992

Conclusão

Na verdade se formos procurar por fatos históricos que ocorreram em setembro, outubro ou outro mês iremos encontrar certamente fatos bons e ruins, o fato é que agosto é um mês como outro qualquer, mas agora, você tem algumas histórias boas para contar sobre este mês rsss.

claudio mendes
           
Copyright 1995 - 2020 Claudio Mendes
%d blogueiros gostam disto: